Consultorias

A consultoria empresarial tem como finalidade auxiliar pequenas empresas a aumentar o faturamento, bem como em muitos outros quesitos fundamentais para a otimização do negócio.

Em síntese, o acompanhamento de um consultor especializado auxilia o gestor ou o próprio empresário em questões com maior necessidade de acompanhamento.

Afinal, em uma pequena empresa é normalmente o proprietário quem cuida e dirige várias áreas diferentes, desde o desenvolvimento do próprio marketing aos cuidados com o financeiro e as vendas.

Entretanto, é normal que ao decorrer do tempo fique difícil controlar todos esses pontos com qualidade e, por isso, a contratação de um consultor ou uma empresa de consultoria, pode fazer toda a diferença para os negócios.

A consultoria empresarial serve para auxiliar qualquer negócio, independentemente do tamanho, ou seja, é acessível para micro e pequenas empresas.

Além disso, e mais importante ainda, é seu dever encontrar soluções eficientes para corrigir todos esses erros.

Para realizar, a consultoria precisa trabalhar com as seguintes etapas:

1

Diagnóstico

Levantamento de informações sobre a empresa e o produto.

2

Plano de ação

Após encontrar as falhas, é preciso saber qual método utilizar para solucioná-las, definindo ações e prazos.

3

Implementação

Execução das ações, com auxílio do empreendedor ou gestor.

4

Acompanhamento

Quando o consultor acompanha os resultados das mudanças, e promove reuniões e revisões para análise do desenvolvimento das ações. É nesta fase que o consultor pode promover novas adaptações aos métodos, caso haja necessidade.

5

Conclusão

Finalização do contrato e avaliação do trabalho.

7 tipos de Consultoria Empresarial para pequenas empresas para você identificar qual serviço é mais indicado para esse momento.

1.  Gestão Empresarial

A consultoria voltada à gestão empresarial não é algo direcionado e específico para uma área em si, mas quando se precisar realizar uma análise mais ampla.
A experiência do profissional traz uma visão global do negócio, analisando a empresa como um todo, procurando por supostas falhas ou ineficiências em determinados setores ou, em caso de pequenas empresas, na maneira como o empresário está executando a gestão.
Com o diagnóstico concluído, o consultor desenvolve medidas específicas de melhoria, como a indicação de profissionais especializados nas áreas que possam, por exemplo, precisar de uma ajuda.
Os conselhos podem auxiliar o microempreendedor a desenvolver novas técnicas de gestão para o crescimento contínuo dos negócios.

2.  Marketing

O marketing é indispensável para todos os tipos de negócios. Nesse caso, um consultor irá entender o mercado no qual a sua empresa atua e em qual posição a publicidade está.
Após a conclusão destes estudos, o profissional deve utilizar as pesquisas a favor da empresa, para melhorar quesitos como:

  • posicionamento de marca;
  • definição de preços;
  • propaganda; e
  • comunicação.

Todas as melhorias funcionam em prol do destaque positivo perante os clientes e a diferenciação diante dos concorrentes.

3.  Financeiro

Com uma visão de fora, sem a pressão interna do negócio, a equipe de consultoria financeira consegue enxergar com mais facilidade os pontos que precisam de melhoria.
Desta forma, o serviço consegue melhorar desde o plano financeiro até aumentar consideravelmente o fluxo de caixa, a partir de métodos específicos para controle financeiro.

4.  Estratégica

Nessa orientação o foco está na descoberta das forças e das fraquezas da empresa, bem como compreender quais são as oportunidades do mercado e as ameaças que podem atrapalhar o desenvolvimento empresarial.
O diferencial desta ação está no direcionamento prestado aos clientes, pois o consultor desenvolverá táticas e traçará objetivos para que o gestor consiga continuar com os planos de desempenho futuramente, garantindo a sustentabilidade do negócio a longo prazo.

5.  Vendas

Quer aumentar a conversão de vendas da sua empresa? Como anda o ticket médio e a produtividade dos vendedores?
Estas e outras práticas fazem parte de uma orientação estruturada voltada para área de consultoria de vendas e produtos da empresa.
Nessa modalidade, o contratante passará a entender sobre as necessidades do público-alvo referente ao produto, para que possam ser traçadas diretrizes eficientes para aumento da lucratividade e da conversão de vendas.

6.  Logística

O consultor especializado em logística auxiliará especificamente nas atividades de compra e distribuição de produtos, assim como o controle e aproveitamento de estoque.
Ou seja, pensar estrategicamente em como distribuir e entregar seus produtos prontos, otimizando cada etapa até o momento em que chega ao comprador.
A consultoria nessa área também pode servir para analisar a chegada da sua matéria-prima ou produtos para estoque.

7.  Plano de negócios

Para assessorar e organizar o plano de negócio, é preciso analisar o antigo plano para, depois, estruturar planos administrativos e operacionais de acordo com o mercado e o produto.
Com o propósito de melhorar a estrutura do seu negócio, os consultores desenvolvem pesquisas de mercado, para entender melhor as necessidades do público e definir melhor os serviços e produtos e seus respectivos valores.

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