Coaching e Mentoria

coaching e a mentoria são programas contínuos e individuais de desenvolvimento das pessoas colaboradoras. Os programas de coaching e mentoria servem para complementar os outros tipos de treinamento empresariais.
E, de fato, os resultados desses tipos de treinamento corporativo são positivos, especialmente para melhorar os resultados estratégicos do negócio, ao ampliar a retenção e o desempenho das pessoas colaboradoras.
O coaching é um processo de desenvolvimento de competências, com objetivos de curto, médio e longo prazo. Ele acontece no relacionamento entre o coach, que conduz o processo, e o coachee, que é conduzido.
Geralmente, o coachee busca a ajuda do coach para alcançar metas relacionadas ao desenvolvimento profissional e aos resultados da organização. 

Para o processo acontecer, ele depende da participação ativa do coachee e do coach. Este usa metodologias, ferramentas e técnicas que auxiliam no crescimento profissional do cliente. 
As publicações científicas vieram na década de 1960, aliando estudos das áreas da educação, psicologia, comunicação, sociologia e administração. Um marco da história do coaching é a publicação do livro “The Inner Game of Tennis” (1974), de Timoty Gallwey. O atleta e treinador de tênis defendeu a importância do coach para se alcançar bons resultados nos esportes.
Nos últimos 30 anos, consolidaram-se três linhas metodológicas de coaching:
É importante lembrar que o coaching não é sinônimo de terapia. Uma sessão de coaching não substitui o acompanhamento de um psicólogo profissional.

5 tipos de coaching

O coaching migrou das quadras de esportes para o ambiente corporativo e, hoje, tem métodos específicos para diferentes segmentos. Conheça os 5 tipos principais:

1. Life coaching

O processo tem como objetivo desenvolver tudo o que é essencial para a jornada de vida, o que inclui saúde, trabalho e relacionamentos. Ou seja, o coach atua para ajudar o cliente na vida pessoal e profissional.
O processo é conduzido por meio de perguntas que ajudam o coachee a descobrir seus sonhos, definir metas e criar um plano para alcançá-las.

2. Coaching de carreira

O objetivo é ajudar o coachee a construir uma carreira profissional de acordo com suas características e objetivos. Também é um processo indicado em momentos de transição de profissões, que serão cada vez mais frequentes no futuro do trabalho.
O coach ajuda o cliente a trabalhar habilidades de comunicação, liderança, gestão de tempo e aumento de foco.
Geralmente, o coaching de carreira se divide em 8 etapas:
1. O coach pergunta ao coachee quais são seus objetivos profissionais;
2. Coach e coachee definem metas realistas, a partir da situação profissional atual do cliente;
3. É feito um mapeamento dos relacionamentos profissionais do coachee que o ajudarão a alcançar as metas estabelecidas;
4. Coach e coachee alinham expectativas sobre futuro profissional;
5. É definida uma ação que materialize o objetivo que se quer alcançar;
6. É feita uma análise do mercado;
7. Coach e coachee fazem uma lista das ações necessárias e as competências que precisam ser desenvolvidas;
8. Coach e coachee analisam o que foi discutido nas etapas anteriores e estabelecem um plano de ação para os próximos seis meses.

3. Líder coach

Os líderes de uma organização assumem o papel de coaches dos colaboradores, para que estes aprimorem suas competências. Eles também estão focados no próprio desenvolvimento profissional para cumprirem suas missões dentro das empresas.

4. Coaching executivo

O objetivo deste tipo de coaching é ajudar executivos a se enxergarem como integradores de equipes e não mais como chefes. A partir desta mudança de mentalidade, as lideranças conseguem criar ambientes de trabalho mais saudáveis e aumentar a produtividade das equipes.

5. Coaching de equipe

Tem como objetivo melhorar a performance de um grupo de pessoas, trabalhando as relações interpessoais. O coach deve ajudar a construir uma comunicação mais eficiente entre os membros da equipe, que devem estar focados em alcançar objetivos claros.

Depois de ler o conceito de cada um dos processos, você consegue apontar as principais diferenças entre coaching e mentoring? 

O coach e o mentor ajudam um profissional a se desenvolver na vida pessoal e profissional, porém adotam abordagens diferentes. 
No coaching, um profissional externo é contratado para conduzir o processo. Ele não diz o é preciso fazer e, sim, orienta a jornada de autoconhecimento para que o colaborador alcance um objetivo. O coachee é quem mais fala nessa parceria, ao responder as perguntas feitas pelo coach para conhecer melhor a si mesmo. 
Na mentoria, é comum que o processo seja conduzido por um profissional mais experiente da mesma área de atuação do mentoreado, muitas vezes um colega de trabalho. O mentor dá conselhos objetivos, ou seja, diz qual a melhor forma de lidar com cada tipo de situação. O mentoreado mais ouve do que fala. 
Outra diferença entre coaching e mentoring é a duração. O primeiro depende de várias sessões para o coachee sentir os resultados. Em geral, os encontros com o coach são semanais e todo o processo pode durar meses. 
O segundo pode durar apenas um dia ou uma semana. O tempo de duração de uma mentoria é indefinido, pois depende do orçamento da empresa e da disponibilidade de tempo do mentor e do mentoreado. 

A importância do coaching e mentoria para a gestão de pessoas

A gestão de pessoas de uma organização só tem a ganhar com as abordagens do coache e do mentor.
Ambos os processos contribuem para o desenvolvimento profissional individual e das equipes de uma empresa, contribuindo para a produtividade e a saúde mental dos colaboradores.
O principal benefício do coaching e mentoring para as organizações é a formação de lideranças capazes de formar e orientar equipes alinhadas aos objetivos e à cultura de uma organização. 
Os processos podem ser conduzidos por consultores e especialistas externos à organização ou pelos profissionais de RH da empresa. 

5 ferramentas de coaching e mentoring

O coach e o mentor compartilham uma grande variedade de ferramentas para atender os objetivos de cada cliente. Aqui você conhecerá algumas delas.
Mais importante do que conhecer uma grande gama de metodologias é saber fazer as perguntas certas. Isso é um aprendizado que vem com a prática e com cursos e especializações nas áreas de gestão e psicologia organizacional.

1. Valores pessoais

O coachee deve entender quais valores são caros a ele para estabelecer e alcançar objetivos. De uma forma geral, um valor é expresso com termos abstratos como:

  • Lealdade
  • Liberdade
  • Amizade
  • Responsabilidade
  • Reconhecimento
  • Integridade
  • Honestidade

Um bom modelo é pedir para o coachee organizar em uma tabela quais valores são importantes para ele e a definição de cada um deles. É o primeiro passo para estabelecer o plano de ação.

2. Modelo GROW

É uma das ferramentas de coaching mais utilizadas por profissionais. GROW é a sigla para:

  • G – Goal: objetivos
  • R – Reality: realidade
  • O – Options: opções
  • W – Will: vontade

Cada letra refere-se a uma etapa de desenvolvimento do coachee, todas necessárias para construir um plano de ação.

3. Matriz SWOT

Muito usada no mundo dos negócios, a matriz SWOT foi incorporada ao coaching pela praticidade. Aqui ela segue uma lógica semelhante, ao avaliar fatores internos e externos, positivos e negativos.
SWOT é a sigla para:

  • S – Strengths: forças
  • W – Weaknesses: fraquezas
  • O – Oportunities: oportunidades
  • T – Threats: ameaças

4. Plano de ação 5W2H

A ferramenta ajuda a criar o plano de ação de uma forma clara e objetiva. O coachee deve responder as perguntas cujas iniciais compõem a sigla em inglês:

  • What: o quê?
  • Where: onde?
  • Who: quem?
  • Why: por quê?
  • When: quando?
  • How: como?
  • How much: quanto?

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